Leituras Introdutórias
Coordenação: Karina Bermudez, Paula Mancini Ribeiro e Vanessa Klein
Horário: terças-feiras, de 19h a 20h30
Início: 25 de março
Data dos encontros: 25/3, 1/4, 8/4, 15/4, 29/4, 6/5, 13/5, 20/5, 27/5 e 03/06
Inscrições: até 4 de março | Paula Mancini Ribeiro ensinoetransmissaoeop@gmail.com
Meio de encontro: plataforma Zoom
O trabalho em torno da leitura de Freud tem a especificidade de acontecer, a cada ano, em um tempo delimitado, com começo, meio e fim. Em 2025, serão 10 encontros, que acontecerão ao longo de dois meses. Elegemos textos ou recortes de textos que possam suscitar questões introdutórias, ou seja, questões por onde cada um poderá formular sua introdução na leitura que se fará coletivamente. Nossa escolha tem se dirigido, ainda, a textos que se articulem com o Seminário de Lacan em trabalho no Espaço-Oficina, o que pode propiciar um campo maior de reflexão e troca acerca dos assuntos e questões trabalhados. Vale ressaltar que é um espaço de trabalho aberto também a pessoas que queiram se aproximar da psicanálise e/ou da instituição.
Em 2025, faremos a leitura do escrito de Freud A questão da análise leiga (1926), texto que nos possibilitará trabalhar a questão do que se trata, ou o que se faz em psicanálise, e como se forma o analista.
Em A questão da análise leiga, Freud, em seu estilo vivo e leve, apresenta seu “relato não técnico mais bem sucedido da teoria e prática da psicanálise” (p.207), e, em relação à lei que, na época, proíbe aos não médicos empreenderem o tratamento de pacientes, ele diz que “talvez venha a acontecer que os leigos não sejam realmente leigos.” (p. 210).
