Oficina de estudos sobre a neurose obsessiva
Coordenação: Flavia Franco e Marta Macedo
Horário: quartas-feiras, de 20h a 21h15
Meio de encontro: plataforma Zoom e encontros presenciais em 22/3, 14/6, 13/9 e 8/11
Em 2023, demos início à Oficina de estudos sobre a neurose obsessiva. Partimos da leitura do caso célebre de Freud, Observações sobre um caso de neurose obsessiva (“O homem dos ratos”) (1909-1910), percorremos passagens de alguns seminários de Lacan onde ele trabalha para situar as coordenadas de estrutura que regem o funcionamento obsessivo, especialmente sua gramática pulsional e seu modo particular de viver o desejo.
Em 2024, iniciamos o percurso de Charles Melman em torno da neurose obsessiva, a partir de seu Seminário publicado em livro no Brasil, A neurose obsessiva no divã de Lacan (2011). É objeto de nosso interesse estudar e discutir a lógica que rege o funcionamento obsessivo, seu modo próprio de responder ao Real, ao impossível da relação sexual, como essa neurose organiza sua relação ao desejo.
Será também uma oportunidade de trabalharmos a partir das tentativas de Melman de conceber topologicamente essa neurose, a fim de encontrar balizas para uma direção de tratamento possível. Junto desta perspectiva clínica, que inclui situarmos os desafios postos para o manejo da transferência, buscaremos refletir sobre os modos contemporâneos em que vemos a invasão da racionalidade, oriunda do funcionamento obsessivo, atravessando as formas de pensar e experimentar a vida cotidiana, as relações conjugais, as relações de trabalho, as vidas institucionais.
Serão bem-vindas as situações clínicas acompanhadas pelos participantes da Oficina, e para isso estão previstos encontros para a discussão de casos.
