Clínica psicanalítica na atualidade

Coordenação: Renata Monteiro e Simone Gryner
Horário: quartas-feiras (segunda, terceira e quarta quarta-feira do mês), de 8h a 9h30
Meio de encontro: plataforma Zoom

Esta oficina tem como pilares de sustentação, a clínica psicanalítica como objeto de trabalho, a atualidade como cenário no qual habitamos e experienciamos essa clínica, e a transmissão de Charles Melman como orientador de leitura.

Entre os anos de 2023 e 2024, iniciamos este trabalho com a leitura do livro de Melman, O Homem sem Gravidade: Gozar a qualquer preço (2002). Passados esses dois anos, seguiremos em nossa investigação sobre a articulação entre as transformações do nosso laço social e suas incidências na clínica psicanalítica, principalmente em relação ao dever ético da presença do analista no mundo.

Nesta nova empreitada, estudaremos o seminário conduzido por Melman entre 2001 e 2002, e publicado em livro sob o título Para introduzir a psicanálise nos dias de hoje (2009), seminário que registra de maneira decidida uma cadeia de transmissão, com o retorno ao corpo conceitual de Freud, feito a partir de Lacan. Acompanharemos Melman neste exercício de atualização experimental, através da clínica cotidiana, de fundamentos da psicanálise, como as formações do inconsciente, o recurso à álgebra e aos matemas, a diferença entre o campo da representação e o real da Outra cena, a letra como materialidade do inconsciente e o conceito de sexual. Uma introdução lacaniana à psicanálise.

Continuamos com a direção de sustentar o que propusemos como método de trabalho, qual seja, a alternância da leitura do seminário com a apresentação e discussão de tratamentos conduzidos pelos participantes da oficina.