Lançamento e debate no IPUB

O Espaço-Oficina de Psicanálise (EOP), em parceria com o Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), convida para um debate do livro Classificação lacaniana das estruturas subjetivas, de Danièle Brillaud, psiquiatra e psicanalista francesa, membro da Association lacanienne internationale (ALI) e da École de Sainte-Anne.

Para este evento, coordenado por Eduardo de Carvalho Rocha, membro do EOP e da ALI, teremos a presença de Mario Eduardo Costa Pereira, psiquiatria e psicanalista, diretor do Corpo Freudiano-SP, professor titular de Psicopatologia clínica pela Aix-Marseille Université e do Depto de Psiquiatria da Unicamp, e de Bruno Netto dos Reys, psiquiatra, psicanalista membro da Escola Letra Freudiana- Rio de Janeiro, professor da Faculdade de Medicina da UFRJ.

O projeto do Espaço-Oficina de Psicanálise em traduzir e publicar esse livro se deu pelo fato de ainda não contarmos com referências em nossa língua que apresentem situações clínicas cotidianas dos serviços de saúde mental com articulações propriamente estruturais da psicopatologia. O livro de Danièle Brillaud tem a qualidade de trazer recortes de entrevistas clínicas que proporcionam ao leitor a oportunidade de situar e diferenciar não só as principais estruturas clínicas já delimitadas por Freud e rearticuladas por Lacan, mas localizar novos arranjos sintomáticos. É um livro que se propõe a ser uma ferramenta clínica aos praticantes em saúde mental, mas também uma oportunidade de conhecer ou revisitar parte do extenso inventário clínico-nosológico da psiquiatria clássica, e, principalmente, articulá-lo estruturalmente, isto é, enquanto efeito da linguagem no sujeito. Esperamos que esse encontro seja também uma oportunidade de abertura ao debate com colegas da psiquiatria e da saúde mental sobre a relevância de se levar em conta um sujeito como lugar onde se arranjam corpo e linguagem.

O encontro aconteceu no Auditório Leme Lopes do Instituto de Psiquiatria, Av. Venceslau Brás, 71, Botafogo, Rio de Janeiro, das 10h30 às 12hs, dia 05 de julho de 2024.

Assista ao debate no Youtube.